SulGesso patrocina a 1ª Festa do Butiá em Imbituba
Dedicada à preservação e valorização da cultura do butiá, a SulGesso participou ativamente das atividades que marcaram o Dia do Butiá.
O dia 13 de março marcou o Dia do Butiá em Imbituba, SC, instituído pelo Projeto de Lei nº 5.594/2024 da Câmara Municipal de Vereadores. Para celebrar a data, a Cervejaria Imbé organizou, nos dias 22 e 23 de março, na Praça Henrique Lage, a primeira Festa do Butiá, que contou com o apoio e patrocínio oficial da SulGesso. O evento reuniu gastronomia, artesanato e diversas atividades envolvendo o butiá, além de muita música e informação sobre essa planta nativa.
Uma das grandes atrações do evento foi a distribuição gratuita de mudas de Butia catarinensis , realizada no estande da SulGesso. Os visitantes fizeram fila para levar para casa uma muda e ouvir as orientações dos agrônomos da empresa sobre o manejo e cultivo do butiá.
“Ficamos surpresos com o grande interesse da comunidade pelas mudas e pelo livro de receitas com butiá que levamos para a Feira, tanto que as mudas para doação se esgotaram rapidamente nos dois dias. Tudo isso acompanhado por orientações e uma cartilha explicando sobre o plantio e os cuidados de preservação da planta. Foi maravilho o envolvimento das pessoas”, destacou diretor de ESG da SulGesso, Roger Rousseau
Durante a Feira, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Economia Verde de Santa Catarina, Emerson Stein, visitou o estande da SulGesso para conhecer todo o trabalho realizado pela empresa na preservação e valorização da cultura do Butia catarinenses, além de participar com representantes da SulGesso de um programa de rádio.
Programa Jogue Limpo
Ainda dentro das ações do Dia do Butiá, a SulGesso participou da ação Jogue Limpo, realizada na Barra da Ibiraquera pela Prefeitura de Imbituba e pelo Governo Estadual de Santa Catarina, na manhã de sábado (22/03), que contou com a participação do secretário de Estado de Meio Ambiente e Economia Verde de Santa Catarina, Emerson Stein. Durante as atividades a SulGesso realizou a doação de mudas de butiá, fornecendo também informações sobre seu manejo e cuidados, além da doação do livro de receitas com butiá para instituições da cidade.
Projeto Imbé e os Butias catarinensis
Inserida há muitos anos no contexto de preservação ambiental, a SulGesso tem contribuído para a conservação da espécie por meio de iniciativas em educação ambiental e investimento em tecnologia. Conforme o diretor de ESG da SulGesso, Roger Rousseau, o envolvimento e a atenção com questões ambientais fazem parte do DNA da empresa.
“A preservação do Butia catarinensis nasceu dentro de uma iniciativa ainda maior da SulGesso, chamada Projeto Imbé, um programa que desenvolve ações baseadas em três pilares: educação, cultura e meio ambiente. Através desse projeto e da temática ambiental, nos conectamos com a comunidade e as escolas”, destaca Roger.
Além da participação ativa nas escolas e na comunidade, levando informações sobre a importância da preservação do meio ambiente, a empresa também investe recursos próprios em pesquisa e inovação. Um desses investimentos de grande relevância para a preservação do butiá foi a aquisição de uma câmara de germinação. Desde 2022, a empresa conta com esse equipamento, utilizado para quebrar a dormência das sementes, antecipando sua germinação. Na natureza, esse processo pode levar até dois anos, mas, com a tecnologia, atualmente é possível produzir até 800 mudas a cada 60 dias.
A produção das mudas é um dos primeiros frutos do Centro de Gestão Ambiental da SulGesso, que abriga um viveiro de plantas nativas e uma área de 250 mil metros quadrados destinada à preservação do Butia catarinensis.
Texto: AgroUrbano Hub Comunicação
Tel: (51) 99165 0244 – Emerson Alves
Foto: MaxiSolo
www.agrourbano.com.br
Facebook: AgrourbanoComunicacao
Instagram: agrourbano_comunicacao
Descubra mais sobre Imbituba Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.