Uma força-tarefa incluindo o SAMAE, Defesa Civil, Secretaria de Segurança Pública, ICMBio e Polícia Ambiental foi montada para resolver o problema o quanto antes. A tubulação que abastece a região de Ibiraquera sofreu um rompimento na última sexta-feira (04).

De acordo com o diretor-presidente do SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), Regis da Silva, o rompimento da tubulação ocorreu devido à erosão da areia, que antes dava sustentação à estrutura. “A Barra, no passado, era aberta mais ao sul, mas uma mudança natural ao longo do tempo fez com que a região fosse mais aberta ao norte, o que causou a exposição da tubulação, especialmente em áreas marcadas pelas linhas azuis”, declarou. 

Na linha vermelha tem uma tubulação flexível enterrada a cerca de 9 metros de profundidade. Já nas linhas azuis vão ficando mais perto da superfície. (veja na imagem).

Segundo o SAMAE a situação é complexa no momento, pois, além de reparar a tubulação, é preciso aterrar a área onde ocorreu a erosão. Essas ações de aterro serão realizadas com areia da praia. A previsão é de que a situação seja resolvida até o final desta segunda-feira (07). “Além da solução imediata, reforçamos que estamos planejando ações a longo prazo. A nossa ideia é esticar a tubulação para uma profundidade maior e direcioná-la mais ao norte, para assim, evitarmos futuros rompimentos”, concluiu o diretor-presidente do SAMAE, Regis da Silva. 

Atualização:

No final da tarde a força-tarefa conseguiu realizar o conserto e a conexão da adutora. Em função do longo período inativo, o abastecimento de água deverá ser normalizado somente nesta terça-feira (8), após o abastecimento dos reservatórios.

FonteDiretoria Executiva de Comunicação e Inteligência


Descubra mais sobre Imbituba Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.